intemperismo
Definições
Intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física – desagregação e química - decomposição - que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da
Terra. Isto ocorre como resultado da interação das rochas da crosta terrestre com a atmosfera, hidrosfera e a biosfera. Os produtos do intemperismo, rocha alterada e solo, estão sujeitos a outros processos do ciclo supérgeno – erosão, transporte, sedimentação – os quais acabam levando à denudação continental, com o conseqüente aplainamento do relevo.
A pedogênese (formação do solo) ocorre quando as modificações causadas nas rochas pelo intemperismo, além de serem químicas e mineralógicas, tornamse, sobretudo estruturais, com importante reorganização e transferência dos minerais formadores do solo – principalmente argilominerais e oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio – entre os níveis superiores do manto de alteração.
O intemperismo e a pedogênese levam à formação de um perfil de alteração ou perfil de solo. O perfil é estruturado verticalmente, a partir da rocha matriz e é constituído da base para o topo de saprolito e solum. O solum compreende os horizontes afetados pela pedogênese. O solo compreende o saprolito e solum. 1
Tipos de Intemperismo
Intemperismo físico
São todos os processos que causam desagregação das rochas, com separação dos grãos minerais antes coesos e com sua fragmentação, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável.
Várias são as causas do intemperismo físico.
As variações de temperatura ao longo dos dias e noites e ao longo das diferentes estações do ano causam expansão e contração térmica nos materiais rochosos, levando à fragmentação dos grãos minerais. A mudança cíclica de umidade em associação com a variação térmica também pode causar expansão e contração (desertos).
2
O congelamento da água (aumento de volume de cerca de 9%) nas fissuras das rochas exerce pressão nas paredes, causando