Inteligências Segundo Gardner
São elas:
Inteligência linguística: se caracteriza por uma sensibilidade para as palavras e para as funções da linguagem e também pelo poder de persuasão.
Gardner sugere que os poetas demonstram muito bem essas habilidades no contar de histórias e no relato de experiências de vida.
Inteligência musical: se caracteriza por uma sensibilidade para discriminar sons, ritmos, timbres e temas musicais, além de produzir e reproduzir músicas.
Inteligência lógico-matemática: se caracteriza por uma sensibilidade para reconhecer e resolver problemas. Também para trabalhar sistematizações, padrões e ordens, por meio da manipulação de objetos e símbolos.
Inteligência espacial: se caracteriza por uma sensibilidade para perceber o mundo visual e espacial com precisão. Também se caracteriza por habilidades para manipular formas e objetos mentalmente. Percebe-se essa manifestação em engenheiros, arquitetos, artistas plásticos, por exemplo, que conseguem criar e compor, baseados em representações visuais e espaciais.
Inteligência cinestésica: se caracteriza por uma sensibilidade e controle corporal para manipular objetos com destreza. Utilizar o corpo ou parte dele para resolver problemas, criar produtos e manifestar-se. É percebida nos esportes e nas artes cênicas, por exemplo, e em artistas plásticos e cirurgiões que usam a coordenação motora grossa e fi na com destreza em suas atividades.
Inteligência interpessoal: se caracteriza por uma sensibilidade para perceber, entender e responder a sentimentos, desejos, humores, temperamentos e motivações de outras pessoas. Pode ser percebida com clareza nas atividades exercidas por terapeutas, professores, políticos e vendedores.
Inteligência intrapessoal: se caracteriza por uma sensibilidade aos próprios sentimentos. Manifesta-se pelo reconhecimento de habilidades pessoais, necessidades, desejos e ideias. As pessoas geralmente usam essas habilidades ao construírem uma