Inteligência Empresarial - Estácio de Sá
Um processo de escolha entre diferentes cursos de ação com o propósito de alcançar um ou mais objetivos.
2) Como podem ser as abordagens para solução de problemas?
A abordagem pode ser Reativa ou Pró-Ativa.
Na Reativa, o solucionador espera o aparecimento do problema. Na Pró-Ativa, o solucionador monitora as atividades procurando e corrigindo problemas no início.
3) O que vem a ser grau de risco?
Risco é a medida da probabilidade de que uma alternativa selecionada resultará em um produto não-esperado ou não-desejado.
4) Os SI visam a eliminar completamente os riscos nos processos decisórios. Falso ou verdadeiro?
Falso. Um sistema de informação (SI) lida com decisões que envolvem riscos, mas não pode elimina-los completamente.
5) Quais os tipos de decisão? Diferencie? Decisão Estratégica – No controle gerencial mede eficácia e no controle operacional mede a execução.
Decisão Estruturada – Operações ou transações, cujos processos de recuperação e controle de dados são repetitivos. Podem ser facilmente automatizados. Todos os dados relevantes estão disponíveis. Necessitam de pouco julgamento ou avaliação humana.
O Decisor necessita de procedimentos operacionais escritos tendo em vista sua característica: Repetitivas, Rotineiras, Padrão pré existente.
Decisão não estruturada – Situações específicas, frequentemente únicas (ambientes complexos e dinâmicos). Dificilmente automatizados. Necessitam muito julgamento humano. São originais, não rotineiras e importantes.
Decisor necessita de competências pessoais específicas: Capacidade de julgamento, Senso critico, Capacidade de reflexão, Intuição, Criatividade
6) Cite três aspectos típicos de uma decisão.
Decisões podem ser tomadas em grupo
Existem centenas de alternativas
Pressão dos prazos
7) O que vem a ser teoria da decisão?
Conjunto de procedimentos e