Inteligência Emocional
Recuperação do Módulo 5 - Psicologia
Trabalho realizado por:
Catarina Almeida
19.02.2015
Curso Técnico de Organização de Eventos
Índice
Introdução 3
Inteligência emocional 4
Emoções e sentimentos 5
Emoções e o comportamento humano 7
Gestão das emoções 9
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia e tem como principal objectivo a recuperação do módulo 5 da mesma.
Prende-se no estudo da inteligência emocional, contando com a sua definição e estudo, bem como na distinção de emoção e sentimento.
Durante a sua realização tive em conta o trabalho do psicólogo Daniel Goleman e também do neurocientista António Damásio através de um livro de Psicologia para o ensino profissional.
Foram também aplicados e relembrados conteúdos estudados nas aulas de Psicologia. Espero conseguir atingir os meus objectivos.
Inteligência emocional
A inteligência emocional pode ser caracterizada como a capacidade que um indivíduo tem de se motivar a si próprio, persistindo a frustrações que possam eventualmente surgir no seu percurso, bem como controlar o seu estado de espírito e impedir que o desânimo domine a faculdade de pensar ou de trabalhar.
A inteligência emocional é um conceito relativamente novo que surgiu pela primeira vez através do psicólogo e autor Daniel Goleman, que afirmou que a inteligência não é apenas cognitiva, mas também emocional.
Este senhor considera que uma noção de inteligência em que se tenha apenas em consideração as capacidades cognitivas é uma noção bastante limitada daquilo que realmente acontece. Segundo Goleman, as nossas emoções guiam grande parte das nossas vidas e todos nós utilizamos os dois tipos de inteligência.
Assim, a inteligência cognitiva e a inteligência emocional não são domínios opostos, mas sim domínios separados que se