INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INSTRUMENTOS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO
FORESIGHT, INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E
GESTÃO DO CONHECIMENTO: INSTRUMENTOS PARA A
GESTÃO DA INOVAÇÃO
Max Mariano Seixas dos Santos
Engenharia de Produção
Disciplina: Recursos e Tecnologia
Recife, 24 de Novembro de 2012
1. Objetivo e Motivação
O artigo discute a aproximação de três abordagens particularmente úteis à gestão da inovação – Foresight, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento – e busca iniciar o entendimento de como as sinergias entre eles podem estimular uma cadeia de agregação de valor em conhecimento e influenciar, positivamente, os processos de tomada de decisão e de networking mencionados. Discutem-se também possíveis aproximações e sinergias entre três abordagens úteis à gestão da inovação: os exercícios de technology foresight, a inteligência competitiva e a gestão do conhecimento.
Pretende-se estimular a discussão entre especialistas dos três campos e o uso de metodologias, que conjuguem suas abordagens, para que sejam potencializados, na prática da gestão da inovação, os pontos fortes de cada uma.
Este artigo mostrará de forma clara como as empresas devem proceder para utilizar as três características essenciais para a gestão da inovação.
A gestão da inovação busca reunir os mecanismos e instrumentos, assim como as metodologias e formas de organização, que possam garantir a capacidade de inovar das organizações. Com relação a competitividade, sabe-se que, não é um atributo exclusivamente interno às organizações, depende também do ambiente externo a elas.
Há, portanto, pelo menos dois níveis para se executar gestão da inovação. Um interno às organizações, ligado aos processos de identificação e construção de competências essenciais e um nível externo à organização, ligado à capacidade de contratar e vender competências, captar recursos financeiros e interagir com organizações que possam contribuir para a produção interna de conhecimento na empresa.
A