Inteligencias multiplas
181
Considerações sobre o trabalho do psicólogo em saúde pública
.. *
Resumo ● O presente artigo propõe uma reflexão sobre a atuação do psicólogo em saúde pública. D e um lado, discute, em sua formação, a ausência d e conhecimentos históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais que permeiam suas prát icas de a cordo com as realidades encontradas. Por outro, propõe novos desafios a esses profissionais que irão atuar na construção de modelos na promoção da saúde e/ou prevenção da doença. S alienta as lacunas e ncontradas na formação, pois, embora a psicologia esteja incluída no rol das profissões de saúde devido ao know how clínico, não apresenta uma d efinição d e seu objeto de estudo e metodologias adequadas para atuar em saúde pública. Critica o predomínio do modelo clínico direcionado para o exercício autônomo da profissão, a r eprodução heg emônica do modelo médico, enfim, a ausência de paradigmas verdadeiramente psicológic os. R essalta a interface, constit uída pelo trabalho interdisciplinar, e ntre a psicologia e a e ducação, através d os diferentes níveis de atenção
(primária, secundária e terciária) na saúde. Mostra que a institucionalização das novas profissões de saúde, tal como a psicologia, incorporadas às tradicionalmente inse ridas no serviço público, exige o delineamento de uma identidade sólida e consistente pau tada na r eflexão crítica da r ealidade social.
Palavras-chave ● formação, e ducação, saúde pública.
Title ● Considerations on the psychologist ’s w ork in public health
Abstract ● The p resent paper proposes a reflection up on the condition of the psycholog ist in the public health. On one hand, it discusses the psychologist ’s education in terms of their lack of know ledge on social, economical, political, historical and cultural featur es that pervade their practice in real contexts.
On the other hand, it presents