inteligencia
Aula:1
Aluno: Inácio Junior
A administração pública municipal necessita aproveitar as novas possibilidades proporcionadas pelos avanços das tecnologias da informação e comunicação, pois é imprescindível que o gestor público municipal disponha de informações gerenciais e estratégicas adequadas, precisas e em tempo ágil, informações oportunas e personalizadas. As TICs viabilizam também a gestão dos processos internos e externos da administração pública municipal orientando o gestor público no conhecimento de seus cidadãos.
A Gestão Pública é uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, cabendo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com ênfase na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.
A introdução da Nova Gestão Pública promoveu o surgimento de formas híbridas na organização e gestão dos hospitais que configuram um afastamento, mais ou menos pronunciado, da burocracia profissional que, tradicionalmente, caracterizava as organizações públicas Estas alterações parecem traduzir-se numa diminuição do poder e autonomia dos enfermeiros com funções de gestão, decorrente essencialmente das alterações na organização do trabalho Não se verificam, no entanto, processos de desprofissionalização ou proletarização destes profissionais. A forma como a ideologia managerialista permeou os valores e ideologias profissionais não permite a sua categorização como ideologia dominante nos enfermeiros entrevistados
Foi possível detectar um conjunto de estratégias, ao nível micro organizacional, tendentes a assegurar a manutenção do poder e estatuto da profissão.
Na sociedade capitalista, a