inteligencia social
Introdução
O trabalho sobre a evolução do pensamento econômico tem inicio com as primeiras referencias a economia nos tempos de Grécia Antiga com Aristóteles, em seguida o Mercantilismo que seria a primeira escola econômica, logo após a Fisiocracia surgindo na frança com grande contribuição a analise econômica, a seguir Os clássicos onde se trata de economistas e pensadores com seus feitos para a economia, é encerrado com o Período Recente é visto a importância dos pensamentos econômicos anteriores para este período.
Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas á Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C.), que aparentemente foi quem cunhou o termo economia (oiko-nomia) em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.
Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 a.C) e de Xenofonte (440-335 a.C.).
Roma não deixou nenhum escrito notável na área de Economia. Nos séculos seguintes até a época dos descobrimentos, encontramos poucos trabalhos de destaque, mas que não apresenta um padrão homogêneo e estão permeados de questão referentes a justiça e moral. A já citada lei da usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo são os exemplos mais conhecidos.
Mercantilismo
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância, aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda.
Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seuestoque de metais preciosos. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando