inteligencia emocional
1.1. O QUE É? A Inteligência Emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
1.2. DANIEL GOLEMAN Daniel Goleman é um psicólogo dos Estados Unidos, escreveu um livro chamado “Inteligência Emocional” e a definiu como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998) Goleman mapeia a inteligência emocional em cinco áreas de habilidades:
I. Autoconhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
II. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
III. Automotivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
IV. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
V. Habilidade em relacionamentos interpessoais. As três primeiras (autoconhecimento emocional, controle emociona e automotivação) referem-se a Inteligência Intrapessoal e as duas últimas (reconhecimento de emoções em outras pessoas e habilidade em relacionamentos interpessoais), a Inteligência Interpessoal. A Inteligência Interpessoal é a habilidade de entender outras pessoas, o que as motiva, como trabalham, por exemplo. E a Inteligência Intrapessoal é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo, é a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.
1.3. HISTÓRIA A designação de Inteligência Emocional mais antiga remonta a Charles Darwin, que referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, vários pesquisadores de renome no campo da inteligência reconhecem a importância de