Inteligencia Emocional
Autora: Mônica da Silva Correa1
RESUMO
O presente artigo propõe um breve histórico e entendimento sobre o conceito Inteligência Emocional, traçando e analisando as suas habilidades bem como cada uma delas interfere no desempenho profissional e assim fazendo uma relação entre as habilidades da inteligência emocional com o desempenho profissional. Embasado em pesquisas bibliográfica o estudo vem apresentar de forma sucinta e objetiva, em que medida, a inteligência emocional interfere no desempenho profissional de uma pessoa.
Palavras-chave: Inteligência Emocional, Desempenho, Habilidades.
ABSTRACT
This paper proposes a brief history and understanding of the concept Emotional Intelligence, tracing and analyzing their abilities and how each affects the job performance and thus making a link between the skills of emotional intelligence with job performance. Grounded in research literature study is to present succinctly and objectively, to what extent emotional intelligence interferes with the performance of a professional person.
Key-Words: Emotional Intelligence, Performance, Skills.
INTRODUÇÃO
Em meio a um mundo moderno, inovador e competitivo que hoje se vive, a busca por profissionais altamente eficazes é a cada vez maior. O mercado busca profissionais produtivos, inovadores, motivados, com habilidades interpessoais, que venham a desempenhar no ambiente de trabalho, resultados de excelência. Para tanto, estes tão desejados profissionais não estão disponível no mercado de trabalho; seja por já estarem empregados ou por não estarem aptos a desempenhar tais habilidades almejadas pelas empresas. Em meia a esta discussão surge então uma pergunta: Como ser esse profissional tão excepcional? Esta e muitas outras perguntas similares são feitas a todo momento por profissionais de diversas áreas, que estão sempre em busca de algum método que possa