Inteligencia competitiva
A relação entre trabalho e vida intimamente ligados propiciam um melhor desempenho no trabalho, no entanto, é preciso estar sempre atento as constantes mudanças que ocorrem no mercado, bem como os benefícios e riscos que um Sistema de Informação pode trazer para a empresa e como a Inteligência Competitiva pode contribuir para uma minimização dos riscos obtendo um melhor desempenho das atividades sempre visando o crescimento pessoal e profissional juntamente com a empresa.
Em um mundo de incertezas, como se caracteriza o ambiente competitivo, e a imensa quantidade de informações disponíveis, propiciadas principalmente pelo avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação fizeram com que a importância não mais estivesse ligada apenas na posse da informação, mas em como essa informação pode ser processada para a construção de conhecimento e para a vantagem competitiva, a fim de contribuir para o desenvolvimento do indivíduo ou da organização.
A capacidade de extrair informações do ambiente e transformá-las em conhecimento útil pode facilitar o alinhamento das estratégias frente às oportunidades e às ameaças para a organização. Nos ambientes organizacionais é absolutamente necessária a utilização de ferramentas tecnológicas para mediar à informação e o conhecimento, bem como ainda apoiar as atividades e o processo decisório organizacional. Uma única informação incorreta pode transformar totalmente o resultado organizacional esperado, gerando problemas e perdas, algumas vezes, fatais para a toda a organização.
O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição das Tecnologias de Informação para inovar um ambiente de trabalho aplicado ao processo de