Inteligencia Cognitiva
Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
Com base nesta definição podemos dizer que a inteligência cognitiva ou intelectual é a capacidade de manipular informações, onde através dela conseguimos identificar as relações entre os dados de qualquer natureza, sejam eles concretos objetais ( referidos ao mundo externo ) ou conteúdos abstratos ( exclusivamente mentais – restritos ao subjetivo interno ).
Podemos simplificar as atividades da inteligência em dois tipos fundamentais; a atividade reprodutiva, onde consiste em identificar e reproduzir situações e condições já estabelecidas no meio, e atividade criativa em que o indivíduo constrói situações e condições novas, ainda não definidas pela sua experiência, onde é possível que já existam no ambiente, mas não é a partir dele que o indivíduo as elabora, mas sim a partir da sua própria criatividade.
O suíço Jean Piaget criou a Teoria Cognitiva a fim de explicar o desenvolvimento cognitivo humano, onde observando dia a dia seus filhos, notou que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo desde a infância. De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano é dividido em quatro estágios. São eles:
- Sensório-motor, que dura desde o nascimento até aproximadamente os dois anos de vida, onde a criança procura adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam.
- Pré-operacional, que dura em média dos dois anos de vida até os sete anos, coincidindo com a fase pré-escolar. As características mais importantes desse período são: inteligência simbólica; pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico; centralização; confusão entre aparência e realidade; ausência da noção de reversibilidade; raciocínio transdutivo; e característica do animismo.
- Operatório concreto, que coincide com o inicio da escolarização formal, e dura dos sete aos onze anos em média. Este estágio é