Inteligencia Artificial
O computador Watson, da IBM, entrou para a história da inteligência artificial ao derrotar oponentes humanos no programa de TV Jeopardy, de perguntas e respostas, em 2011. Agora, Watson usa sua inteligência no diagnóstico do câncer e em análises financeiras. Watson é o símbolo de uma nova era de cargas de trabalho de computação mais inteligentes e executa software IBM DeepQA desenvolvido pela IBM Research em um sistema de cargas de trabalho otimizado, baseado em processadores POWER7.
O Watson respondeu as perguntas do Jeopardy! em menos de três segundos, usando cargas do processador POWER7 rodando maciçamente em paralelo, para executar simultaneamente centenas de tarefas complexas.
O Watson usa sistemas POWER7 disponíveis no mercado, que atualmente as empresas implementam para executar sistemas otimizados de cargas de trabalho e desempenhar diferentes funções, desde análise complexa até processamento de transações.
Vamos ver aqui uma pequena entrevista com os criadores do Watson para revista EXAME.
EXAME.com – O que o Watson faz agora, um ano e meio depois do Jeopardy?
Jim de Piante – O Jeopardy foi interessante para demonstrar a capacidade do sistema e para forçar um desenvolvimento rápido da tecnologia. Mas o objetivo mais importante do Watson é encontrar respostas para qualquer pergunta analisando uma massa de dados em linguagem natural.
Há uma variedade de aplicações nas áreas de medicina, comércio, finanças. E temos um programa chamado Ready for Watson para empresas que querem organizar informações de modo que possam ser analisadas pelo Watson. Muitas novas aplicações vão surgir daí.
EXAME.com – Qual é o próximo passo?
Jim de Piante – A IBM criou uma divisão para oferecer soluções baseadas no Watson em