Inteligencia artificial
Ligia Maria Arruda Café**
RESUMO
Palavras-chave
Chatterbots são aplicativos que simulam uma conversa de um ser humano. Essa característica tem despertado o interesse das diversas áreas do conhecimento, inclusive da
Ciência da Informação, na busca por uma interface que se aproxime da linguagem natural humana. Assim, este artigo visa definir os conceitos e descrever as técnicas envolvidas no planejamento e desenvolvimento de chatterbots, estabelecendo um pequeno roteiro de construção, com o objetivo de formalizar este conhecimento e suprimir duas das grandes dificuldades referentes à Engenharia de Software: a reusabilidade e extensibilidade.
CHATTERBOT
PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL
1 INTRODUÇÃO
O
processamento de linguagem natural constitui uma área da Inteligência
Artificial que tem sido objeto de pesquisas há várias décadas. É um campo intimamente ligado a algumas áreas externas à
Ciência da Computação, tais como a Lingüística e a Psicologia. Seu objetivo é conseguir produzir programas de computador capazes de “entender”, ou seja, analisar e interpretar a língua humana, processando-a e gerando uma resposta, como ocorre, por exemplo, em sistemas de respostas a perguntas, sistemas de tradução automática ou sistemas de criação de sumários de texto. Atualmente, com a crescente expansão da
Internet, foram desenvolvidos os chatterbots, uma aplicação interessante que utiliza processamento de linguagem natural.
Os chatterbots são programas que simulam uma conversa, como as estabelecidas entre seres humanos, sendo utilizados com os mais diversos propósitos, desde para um relacionamento, como um “amigo virtual”, até para uso comercial.
Para que isso ocorra, entre a entrada e saída das informações, as sentenças devem ser atualizadas
artigo de revisão
CHATTERBOT: conceito, características, tipologia e construção
*
Mestranda do Programa de Pós-Graduaçãoem Engenharia e Gestão do