Inteligencia Artificial, Sistemas Especialistas, Ortopedia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUDO DE CINÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PROFESSOR PAULO HENRIQUE
ALUNOS: Adam Sinaga, Estefania Ramon, Gilson Eichinger, Joice Gonçalves, Leandro Xavier, Pedro Cauhy Neto e Washington Pereira
TEMA: UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA APOIO À DECISÃO EM EXAMES ORTOPÉDICOS DE OMBRO, COTOVELO E PUNHO
Trabalho desenvolvido para fornecer requisitos à avaliação do curso de Sistemas de Informação da disciplina de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Mato Groso, sob orientação da Profº. PAULO HENRIQUE
RONDONÓPOLIS-MT, 2014
INTRODUÇÃO
Ao lidar com traumatismos e com doenças incapacitantes, o fisioterapeuta se posiciona como um profissional de linha de frente. Nesse sentido, a Fisioterapia, vem se aprimorando paulatinamente, de forma a desenvolver, a cada dia, novos métodos de tratamento bem como instrumentos que facilitem e complementem o diagnóstico.
Esses segmentos corporais são frequentemente acometidos por traumatismos, lesões por esforços repetitivos, doenças inflamatórias e afecções degenerativas, o que provoca dor e até perda da função. Nesse contexto a Fisioterapia assume um papel de grande relevância, desde a atenção primaria (prevenção), até a terciária (reabilitação).
Para se chegar ao sucesso de um tratamento é necessário, ao profissional fisioterapeuta, um conhecimento anatomo-fisiológico e patológico, semiológico, além da interpretação de exames de imagem e laboratório, o que lhe proporcionará uma fundamentação para um diagnóstico correto.
Uma avaliação completa do sistema musculoesquelético requer tempo e experiência do estudante, o que dificulta muitas vezes o processo educativo, pois o primeiro contato se da nas disciplinas do ciclo básico, onde esse ainda não possui uma grande vivencia com pacientes.
Nessa perspectiva, a informática emerge como um importante instrumento