inteligencia animale humana
A inteligência é o termo usado no discurso comum para se referir à habilidade cognitiva. Porém, é uma definição geralmente vista como muito imprecisa para ser útil em um tratamento científico do assunto. Muitas vezes essa inteligência é medida através de testes conhecidos para medir o QI da pessoa, a inteligência humana é transformadora da natureza e essa transformação é chamada de cultura, a do ser humano é diferente da inteligência animal, pois nos criamos uma linguagem simbólica para nos comunicar e facilitar o conhecimento de mundo que o cerca, com isso fica mais fácil comunicar, trabalhar e evoluir. Pois usamos da nossa inteligência pra aperfeiçoar as criações dos povos antigos tornando-as mais praticas e evoluídas. Já na inteligência animal eles vivem de acordo com sua própria natureza seus instintos são inatos e reflexos condicionados, quando, por exemplo, se acasala, protege a cria, caça e se defende. Os animais agem de acordo com seus instintos estabelecidos pelos estímulos com origem nos meios externos e internos do se meio de convívio de maneira que podemos prever as reações típicas de cada espécie. Há animais que apresentam alguns processos cognitivos semelhantes aos dos seres humanos, que resolvem problemas recorrendo a estratégias semelhantes à do homem. Os animais considerados mais inteligentes são: aves, papagaios, golfinhos, baleias, cães, cavalos e macacos.
2) A partir do paralelo pontuado na questão anterior, explique o conceito de cultura cunhado pelas autoras.
A cultura está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar importantes ao desenvolvimento do ser humano.
3) Qual o conceito de símbolo e qual sua relação com a cultura?
Os símbolos são invenções humanas por meio das quais o homem pode lidar abstratamente com o mundo que o cerca e conservar os valores básicos para que a cultura de