Intelectuais que foram fundamentais para a educação no período de 1884 a 1930
FAAST
Prof: Lucinéia Lazaretti
Intelectuais que foram fundamentais para a educação no período de 1884 a 1930
Introdução
O objeito do presente artigo ira mostrar desde o surgimento da educação infantil na historia no Brasil. Procuramos, destacar três intelectuais que foram importante no período,1874 a 1930. Sendo eles : Moncorvo Fillho que ira discutir sobre a Historia do Instituto de Proteção e Assistência à infantil. Lourenço Filho ira discutir sobre uma proposta de educação de crianças de 0 a 6 anos. Cecília Meireles sobre educação e infância (uma luz para o pensamento). Procuramos discutir sobre as ideias de cada um, quais foram suas influencias para a educação. Havendo uma comparação ente os três intelectuais.
O surgimento da educação infantil no Brasil foi marcada por quatro fases. O primeiro período, até 1874, não havia muito atenção para a criança. Ela era vista como um ser incompleto, não se tinha um cuidado especifico, assim tendo um grande numero de mortalidade infantil. Quem cuidava das crianças nesse período eram as Amas-de-leite. Elas cuidavam de crianças brancas,mestiças,negras e das abandonadas.
Primeira iniciativa para o cuidado das crianças, foi das câmaras municipais que destinavam uma quantia para pagar as amas-de-leite. Neste períodosurgiu também a roda dos expostos, que era uma iniciativa de caridade, filantrópica e assistencial. Funcionava dentro da Santa Casa de Misericórdia, com o objetivo de, reduzir o alto índice de mortalidade, acolhendo crianças abandonadas, filhos de relação ilegítima ou de exploração sexual. Quando essas crianças completavam doze anos, iam para as escolas de marinheiros ou seminários.
Segundo período, de 1874 até 1889, há uma transição da caridade para a filantropia, das ações religiosas para a assistência social. A criança passa a ser vista como o futuro do país, então não pode morrer. Nesse sentido, os médicos, juristas a religião passam a se preocupar com