INTEL
São os processadores de entrada, os mais baratos e espartanos da atual linha da Intel. Se você precisa de um computador para atividades cotidianas, que não exijam muito da máquina, talvez eles sejam os ideais. Os clocks da família Sandy Bridge dos Core i3 vão de 2,50 a 3,40 GHz.
Todos os Core i3 possuem 3 MB de Cache em nível 3. Cache é um tipo de memória embutida no processador e que armazena dados frequentemente acessados, poupando esforço e acelerando a comunicação com a memória RAM do sistema.
Entre as principais diferenças entre os irmão maiores estão o número de núcleos: todos os i3 têm apenas dois núcleos físicos (e o máximo de quatro núcleos lógicos, algo que você também encontrará por aí com o nome de Hyper Threading). Além disso, nenhum i3 conta com o recurso Turbo Boost da Intel, que acelera o processamento conforme a demanda. Além disso, os Core i3 oferecem o chip gráfico integrado de desempenho modesto: a GPU suporta apenas DirectX 10.1 e, dependendo da versão, o clock do processador gráfico pode ser de 650 ou 850 MHz.
O Core i3 é o processador para quem precisa de um desktop ou notebook simples para acessar a Internet, editar textos, interagir em redes sociais e, eventualmente, ver filmes e vídeos. O Core i3 é bastante comum em computadores de entrada e é normalmente encontrado em versões corporativas de notebooks e desktops. Ele é mais barato e eficiente para uma proposta modesta de uso.
Quanto custa?
Os processadores das linhas Intel Core são lançamentos, portanto quem deseja optar por uma dessas novidades deve preparar o bolso. Caso você tenha interesse em um Intel Core i3, o gasto não é tão absurdo, mas certamente o custo total do computador pode ser desencorajador. Em nossas pesquisas encontramos o Intel Core i3 530 com preço mínimo de R$ 315e o Core i3 540 pode ser adquirido por R$ 380.
Core