Integração entre os seres vivos (fauna e flora)
(FAUNA E FLORA)
Quando se pensa em integração entre os seres vivos, vem a nossa mente algumas palavras como: ecologia, meio ambiente, solo, ar, água, fauna e flora, pois através da definição, ou seja, significado dessas palavras pode se entender como se dá essa integração e o papel que o ser humano pode desenvolver para isso.
Então, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas palavras, mostrando sua importância.
A ecologia trata-se da ciência que estuda as relações que ocorrem entre os seres vivos e entre estes e o meio ambiente.
O meio ambiente consiste no conjunto de elementos favoráveis ou desfavoráveis que cercam determinado ser vivo, tais como: a luz, o calor, o vento, a chuva, as condições do solo e a presença de outros seres vivos. Podendo o ambiente ser natural, quando ocorre na própria natureza ou artificial, quando criado pelo homem. É em um ambiente que pode se verificar se há condições ou não para o desenvolvimento de certos seres vivos.
Solo consiste em elemento da natureza indispensável aos seres vivos, tanto para a flora quanto para a fauna, nele são produzidos alimentos para as plantas e animais, além de servir de abrigo para os mesmos. Porém, nem todos os solos são iguais, alguns são melhores para a agricultura e outros não, ou seja, cada tipo possui uma aptidão diferente, isto é, tem que ser usado adequadamente, devendo-se evitar queimadas, o uso indiscriminado de agrotóxicos, bem como, evitar jogar lixo para poluí-lo, pois o descuido com o mesmo pode trazer prejuízos à fauna, a flora, ao ar e a água.
Ar consiste em elemento indispensável para a existência de todas as espécies, mas alguns fatores influenciam na sua qualidade, como fumaça produzida por indústrias, por automóveis, como também as queimadas, que prejudica a fauna e a flora, aumentando o aquecimento do planeta, além de prejudicar a fertilidade do solo. Sendo importante lembrar que a floresta serve como filtro para purificação do ar.
Água