Integração energética do processo de produção de dióxido de titânio
A Millennium Inorganic Chemicals é uma empresa que produz pigmento a base de dióxido de titânio que é utilizado na fabricação de tintas, plásticos, cosméticos dentre outros produtos. Neste trabalho foi realizado um estudo para implantação de otimização energética e de integração de processos que teve como principal foco integração de uma corrente de gases de combustão.
A partir de critérios econômicos e termodinâmicos, pôde-se utilizar o conceito de análise exergética tendo em foco a integração do processo. E a partir das condições impostas por essa análise, buscar alternativas de integração e otimização que fossem viváveis do ponto de vista técnico e econômico.
O método de análise econômica utilizado foi o Custo Anual Uniforme Equivalente, que é um método semelhante ao VAUE (Valor Anual Uniforme Equivalente), no entanto ao invés de relacionar receita gerada no investimento, avalia os custos envolvidos.
2. justificativa
O custo de produção de qualquer produto é uma das ferramentas mais importantes quando se busca o sucesso de uma corporação no atual cenário político econômico. Quando se aprofunda no conhecimento do processo de produção pertencente a qualquer unidade industrial, é perceptível que o consumo de utilidades é de fato uma necessidade comum, e no vigente contexto tecnológico a única fonte de energia viável para sua produção, é a queima de combustíveis fósseis. Desde a crise do petróleo acentuada na década