Integração de segurança
1. OBJETIVO
A eliminação ou redução dos riscos nas suas origens é, reconhecidamente, a medida preventiva prioritária para combater os acidentes de trabalho. Embora os projetistas encontrem-se na melhor posição para implantar tal abordagem, na construção civil, os mesmos normalmente têm como foco somente a segurança do usuário final da edificação,desconsiderando a segurança dos seus usuários temporários, ou seja, os trabalhadores que executam a obra.
2. SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.
3. ACIDENTE DO TRABALHO
É qualquer ocorrência não programada que ocorre pelo exercício da empresa, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, provocando lesão corporal ou perturbação funcional trazendo como conseqüência a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho além da perda de tempo e danos materiais.
4. ACIDENTE DO TRABALHO - TIPOS
Típico: São aqueles que acontecem no ambiente de trabalho
Trajeto: Ocorre no trajeto casa – trabalho – casa
Doenças Profissionais: São doenças adquiridas no ambiente de trabalho, no decorrer do tempo de serviço.
5. ATOS INSEGUROS
É a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido.
Nota-se que nas investigações de acidentes, que alguns atos inseguros se sobressaem entre os catalogados como os freqüentes, embora essa maior evidencia