Integrador - Calorimetro
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 6
2 – Teoria 8
3 – Metodologia 14
3.1 – Objetivo 14
3.2 – cronograma 14
3.3 – TABELAS de custo 14
3.4 – procedimento 15
3.5 – Imagens 17
3.6 – Resultados 18
4 - CONCLUSÃO 18
1 – INTRODUÇÃO
O projeto, aplicado este semestre, tem caráter interdisciplinar, visando promover o planejamento teórico e o desenvolvimento prático para confecção de um calorímetro.É importante para iniciar o aprendizado dos alunos no desenvolvimento e elaboração de projetos, proporcionando organização de e a centralização de pensadores, e a resolução de problemas no contexto apresentado. Apesar do desenvolvimento de um calorímetro, o projeto integrador para o curso de engenharia civil, será interessante, pois estimulará a pesquisa em outras áreas tecnológicas, e a troca de experiências com os outros alunos dos demais cursos de engenharia.
O calorímetro surgiu no final do século XVIII e tornou-se um instrumento de trabalho largamente utilizado. O químico escocês Black foi um dos primeiros a realizar estudos quantitativos em relação à calorimetria, ele mediu o calor de fusão do gelo e o calor de vaporização da água e introduziu os conceitos de calor latente e capacidade calorífica ou calor específico, como foi chamado posteriormente.
O calorímetro é um instrumento termicamente isolado semelhante à uma garrafa térmica usado para determinar o calor liberado ou absorvido em um determinado sistema através da variação de temperatura. É um recipiente de paredes finas envolvido por outro recipiente de paredes mais grossas e isolantes nele contém um termômetro e um agitador para homogeneização.
Atualmente existem vários tipos de calorímetros e podem ser empregados vários critérios para sua classificação. Os mais interessantes e que serão abordados são:
1.1 - Quanto às trocas térmicas
Adiabáticos quando não há troca de calor entre o sistema e o ambiente (parede adiabática). Isotérmicos quando as trocas de calor