INT SOBRE VARIAVEIS BASICAS
Uma negociação tem várias técnicas e definições, e cada uma delas deve ter um planejamento, pois todo processo de negociação precisa ter um objetivo traçado a uma decisão conjunta onde todas as partes esperam alcançar um relacionamento duradouro e construtivo.
O processo se inicia a partir da necessidade das partes envolvidas em desenvolver um acordo, mas muitas vezes o acordo não gera um resultado que seja favorável e positivo para os envolvidos na negociação. Pode-se afirmar que o planejamento da negociação por si consiste na busca de informações necessárias ao processo ou plano de ação e na preparação para poder desenvolver a negociação e sempre ter uma visão ampla para prever problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.
Existem as variáveis básicas de um processo de negociação na qual está segregada em três aspectos, tais aspectos são: o Poder, o Tempo e a Informação. Essas variáveis estão presentes no dia-a-dia dos negociadores e cabe a cada um estuda-las e analisar como irá aproveitar os benefícios que as mesmas propõe. Analisando cada segmento das variáveis, quando se fala em "poder", temos em mente algo relacionado à superioridade, algo relacionado à capacidade de dominar algo ou alguém. Outrossim, existem fatores negativos e positivos relacionado a este segmento, quando usado de forma certa, de forma justa essa variável pode ser utilizada para chegar a conclusão desejada do negócio, a partir do momento em que é transmitido confiança e veracidade nas ideias apresentadas, usar o poder para acelerar o processo fazendo uma ligação com a variável Tempo, todavia, uma pessoa que usufrui de forma constante dessa variável, possui a tendência de ser coercitivo, obrigando a outra parte a fazer algo e isso faz com que prejudique o processo em si e degrida a imagem da organização que o agente está representando. Com relação ao tempo, essa variável está relacionada ao período em que a negociação está ocorrendo, quando o