Int Rfase
2088 palavras
9 páginas
InterfaseA divisão celular é o período no qual a célula reparte igualmente o seu conteúdo. Este período inclui basicamente duas etapas: a partilha extra do material nuclear, chamada no sentido estrito de mitose ou meiose. A divisão celular é precedida da interfase.
Interfase ou fase S
Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses a célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir (a célula aumenta o seu volume, tamanho, número de organelas e duplica a cromatina) para que após a divisão, as células-filhas sejam idênticas à célula inicial na mitose e na meiose II. Em pouco tempo, cada célula formada da divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo da célula que se dividiu. As duas cópias de cada cromossomo permanecem juntas por certo tempo, unidas pelo centrômero comum, constituindo duas cromátides de um mesmo cromossomo. Na interfase, os centríolos também se duplicam.
A interfase é dividida em três etapas: G1 (primeiro gap, Síntese Protéica), S (síntese de DNA) e G2 (segundo gap, Duplicação dos centríolos)
G1 - GAP (Síntese protéica)
Gap = intervalo. É o primeiro período antes do início da duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula. Esse período caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA e de proteínas, com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.
S (Duplicação do DNA)
Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características. Ocorre a duplicação das cromátides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.
G2 - GAP (Duplicação dos centríolos)
Ocorre a duplicação de centríolos, organelas responsáveis por parte importante da duplicação celular, além de iniciar a produção das fibras de proteínas, que juntos irão formar um aparelho importante durante a divisão celular, denominado fuso mitótico. Assim, a célula completa o crescimento