Insustentável discurso da sustentabilidade
Kenski, Vani Moreira; Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância; Campinas: São Paulo, Papirus; 8ª. Edição, 2010 – Série Práticas Pedagógicas.
A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. A conciliação entre o desenvolvimento econômico social e a preservação da diversidade ambiental esta entre os temas mais discutidos da atualidade, e que se chega a conclusão que é necessário readequar o atual ritmo de crescimento da economia capitalista.
A palavra desenvolvimento tem sido bastante colocada à frente de grandes nações com sentido de acumulo de capital, para termos realmente uma visão sustentável essa ideologia precisa ser alterada. Para isso foi proposto um novo tipo de capitalismo enquanto modelo de desenvolvimento, que abrange as dimensões: social, econômica, política, cultural e ambiental, esta nova perspectiva é que dá-se, então, o nome de desenvolvimento sustentável
Para revolver problemas ambientais uma nação precisaria tornar seus discursos sobre desenvolvimento sustentável em ações, para tal, uma busca para racionalizar a utilização dos recursos naturais não renováveis adequando-se a necessidade de desenvolvimento, sem comprometer a real possibilidade de desenvolvimento. Assim, hoje, a problemática da preservação ambiental coloca-se com uma das preocupações mais emergentes dentro deste novo desenvolvimento enquanto processo, gerando uma grande oferta de empregos na área.
Verificam-se ao longo dos debates diversas fases na elaboração do “novo” discurso do Desenvolvimento Sustentável, enquanto conceito alternativo de desenvolvimento, tanto no mundo acadêmico quanto a nível institucional, dentre elas estão: Tese dos Limites de Crescimento, Proposta Alernativa do Ecodesenvolvimento, Declaração de Cocoyok e vários outros.
Alguns dos maiores desafios