Insulina no sangue
1- Onde é produzida a Insulina? 3
2- Insulina 3
3- Relação Insulina-glicolise: 4
4- Efeitos da Insulina nos Tecidos Alvos: 4
5- Secreção de Insulina 5
6- Alterações na produção de Insulina 6
Diabetes tipo 1 6
Diabetes do tipo 2 6
CONCLUSÃO 8
Anexo 1 9
Bibliografia 10
Introdução Numa primeira fase, e antes de qualquer consideração ou reflexão, surge a necessidade de dar a conhecer o tema a partir do qual será desenvolvido e elaborado todo o trabalho, sendo esse mesmo debruçado sobre a importância da insulina no nosso organismo. Em traços muito gerais, a insulina é uma hormona peptídica, responsável pela regulação dos metabolismos glucídico e lipídico. Quando não é produzida ou apresenta quantidades insuficientes origina a Diabetes – doença caracterizada pela intolerância à glucose e por alterações no metabolismo lipídico e proteico. O seguinte trabalho visa não só explicar o processo de produção de insulina, bem como o seu processo de funcionamento no organismo humano, abordando, também, os casos de hiper e hipoglicémia.
Sendo que o diagnóstico da diabetes constitui um factor de alto risco e em que se observa um número crescente de casos, principalmente na população mais jovem, revela-se de suma importância saber como actua e como se controla a produção de insulina no nosso corpo, a fim de preveni-la. Em relação a este aspecto, cabe aos profissionais de saúde a responsabilidade de informar e orientar a população em geral, com o intuito de minimizar os riscos que o desequilíbrio de insulina possa causar na nossa saúde.
1- ONDE É PRODUZIDA A INSULINA?
O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina, localizada no espaço retroperitoneal, entre a grande curvatura do estômago e o duodeno (Seeley e tal, 2003).
A porção exócrina do pâncreas produz as enzimas que vão dar origem ao suco pancreático (ver anexo 1), indo facilitar a digestão dos hidratos de carbono (Bare & Smeltzer, 2005). Esta zona de produção de enzimas é