INSUFICIÊNCIA RENAL x ESCHERICHIA COLI x PROCESSO DE ENFERMAGEM
A insuficiência renal, principalmente a de nível crônica e grandes incidências de infecções no trato urinário, principalmente em mulheres causadas pela bactéria Escherichia coli são patologias que afetam a população mundial, sendo considerada como um grave problema de saúde publica.
Apesar dos grandes avanços tecnológicos no atendimento patofisiológico da insuficiência renal, bem como no tratamento e assistência as pessoas com esta doença, ainda ocorre elevados índice de novos diagnósticos e de mortalidade, o que representa um desafio para os profissionais de saúde. O enfermeiro esta envolvido diretamente no cuidado a esses pacientes promovendo cuidados específicos. A fim de organizar a prestação desta assistência utiliza-se o processo de enfermagem, o qual oferece uma forma lógica, sistêmica e racional de organizar informações. Com o uso do processo de enfermagem o enfermeiro tem o papel de identificar os problemas e traduzi-lo. Desta forma visa identificar os diagnósticos de enfermagem, planejando, implementando e avaliando a assistência prestada ao paciente.
Considerando, a relevância do assunto, o presente trabalho irá abordar a temática da insuficiência renal, a influência e presença da bactéria Escherichia coli no trato urinário e a sistematização da assistência de enfermagem, com base em visita ao instituto de doenças renais de Linhares – ES e estudo de caso de uma mulher de 25 anos que por descuido próprio desenvolveu uma insuficiência renal.
2. CASO CLÍNICO
M.C.R, 25 anos, solteira, parda, natural e procedente de Linhares ES. Atualmente é estudante universitária (Engenharia de produção). Trabalha como auxiliar contábil.
As 07h15min do dia 05 de Abril de 2014 deu entrada ao Pronto socorro do Hospital Geral de Linhares (HGL), referindo que há 03 dias vem apresentando ardência ao urinar, perda de apetite, falta de ar, cansaço aos esforços, dor dolente lombar e febre. Foram coletados exames de sangue (uréia,