Insuficiência renal aguda
No Hospital Municipal de Barra do Garças Dr. kleide Coelho de Lima do estado do MT, foi realizado este estudo de caso, com fim avaliativo para disciplina de Fundamentos da Enfermagem Prática , no setor da clinica medica do mesmo.
Este Estudo tem como teor as fisiopatologias DM(doença mental), IRA(insuficiência renal aguda), diabetes melitos e sepse. A Organização Mundial de Saúde(OMS) diz que o estado de completo bem estar físico, mental e social define o que é saúde, portanto, tal conceito implica num critério de valores(valorativo), já que, lida com a idéia de bem-estar e mal-estar. E medicamente a Doença Mental pode ser entendida como uma variação mórbida do normal, variação esta capaz de produzir prejuízo na performance global da pessoa(social, ocupacional, familiar e pessoal) e/ou das pessoas com quem convive.
Segundo o Dr. Otto Busato a IRA pode ser definida como detrimento da função renal, de caráter súbito, independentemente da etiologia ou estrutura, provocando acúmulo de substâncias nitrogenadas (uréia e creatinina), acompanhada ou não da diminuição da diurese. Já a Diabetes Melito é provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características, explica o Dr. Mauro Antonio Czepielewski. De acordo com Carlos Roberto Lyra da Silva, Roberto Carlos Lyra da Silva e Dirce Laplaca Viana a Sepse é a presença de vários organismos formadores de pus e de outros organismos patogênicos, ou de suas toxinas, no sangue ou tecidos.
O presente estudo visa compreender melhor as patologias citadas, visando facilitar no futuro diagnósticos e terapêuticas no decorre do curso e da vida profissional dos colegas acadêmicos. Tendo como objetivo analisar as patologias encontradas, mostrando os cuidados necessários que o enfermeiro deve ter com o paciente/cliente.
2. REFERENCIAL TEORICO
2.1. Sistema Renal e Urinário
A função adequada dos sistemas renal e urinário é