Insuficiência Cardíaca
A insuficiência cardíaca, ou insuficiência cardíaca congestiva (ICC), é uma doença muito comum. Enquanto outras doenças cardíacas se tornaram menos comuns nos últimos anos, a incidência de ICC está cada dia maior. A causa disso pode ser o fato de que pessoas com outras doenças cardíacas sobrevivem por mais tempo, mas seus corações ficam prejudicados e isso causa a ICC. Além disso, com o crescimento da população idosa, há mais pessoas com risco de desenvolver ICC.
A ICC é simplesmente a falha do coração em desempenhar essa função corretamente. É claro que uma escassez de sangue bombeado para o corpo só será considerado ICC se o coração estiver recebendo o volume adequado de sangue dos vasos, ou seja, se a pressão arterial estiver normal.
A ICC ocorre quando o fluxo de sangue que sai do coração (sístole cardíaca) reduz, ou quando os fluídos se acumulam atrás do ventrículo que falha, ou ambos.
A ICC é o estado fisiopatológico em que o coração é incapaz de bombear sangue à uma taxa satisfatória às necessidades dos tecidos metabolizados, ou pode fazê-los apenas a partir de uma pressão de enchimento elevada. É decorrente da ativação de mecanismos compensatórios que visam a manutenção do débito cardíaco e subsequente perfusão tecidual adequada.
Esses mecanismos são representados principalmente pela ativação neurormonal e remodelamento ventricular. O remodelamento consiste principalmente em hipertrofia e dilatação. Esses mecanismos à curto prazo são benéficos, porém posteriormente acabam se tornando deletérios ao organismo, pois sobrecarregam o coração e consequentemente proporcionam o aparecimento dos sinais clínicos.
Sintomas: Os sintomas mais comuns de insuficiência cardíaca são falta de fôlego ou dificuldade de respirar, cansaço e inchaço. O inchaço geralmente ocorre nos tornozelos, pés, pernas e algumas vezes no abdômen, sendo causado pelo acúmulo de líquidos no corpo e pode ocasionar ganho de peso, urinação freqüente e tosse. A tosse