Insuficiência cardíaca congestiva (ICC)
O que é?
Diminuição das propriedades contráteis do coração (falência cardíaca). Uma incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para satisfazer ás necessidades de O2 e nutrientes para os tecidos e uma diminuição do débito cardíaco.
A disfunção do músculo cardíaco causa:
Volume sanguíneo residual; hipertrofia ventricular e aumento do tamanho do ventrículo.
As CAUSAS podem ser aterosclerose coronária (isquemia e morte muscular), hipertensão pulmonar ou sistêmica e doenças degenerativas/inflamatórias do miocárdio.
Manifestações clínica:
Hipervolemia, tosse e respiração curta, dispneia aos esforços, cianose, cansaço e fadiga, edema periférico generalizado, aumento de peso, confusão, e extremidades frias.
ICC esquerda:
A congestão pulmonar predomina quando o VE falha, sendo incapaz de bombear o sangue recebido dos pulmões.
A elevação da pressão na circulação pulmonar força o líquido para o interior dos tecidos pulmonares e alvéolos.
As manifestações: Dispneia, tosse, fadiga, taquicardia, ansiedade, inquietação e ortopnéia, secreção espumosa e rósea pelas vias aéreas.
ICC direita:
Na insuficiência de VD predomina a congestão das vísceras e tecidos periféricos. O lado direito do coração não é capaz de esvaziar seu volume sanguíneo e, portanto, não pode acomodar todo o sangue que a ele retorna, proveniente da circulação venosa.
As manifestações: edema de MMII aumento de peso, anorexia e náuseas, nictúria e fraqueza e ascite. Tratamento:
Promover repouso, força e eficiência da contração miocárdica ação dos agentes farmacológicos, eliminar o acúmulo excessivo de água corporal tratamento diurético, dieta e repouso, dieta hipossódica e restrição hídrica, fornecer oxigênio e monitorar peso.
Medicações usadas vos tratamentos são inibidores da ECA (enzima cardioversora de angiotensina), promovem vasodilatação e estimulam a diurese como o captopril, ramipril e enalapril.
Diuréticos (furosemida) promovem a