INSUFICIENCIA RENAL AGUDA
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções. Além de eliminar resíduos e líquidos do organismo, os rins executam outras funções importantes, regulam a água do organismo e outros elementos químicos do sangue como o sódio, o potássio, o fósforo e o cálcio, eliminam medicamentos e toxinas introduzidos no organismo, liberam hormônios no sangue, esse hormônio regula a pressão sanguínea, fabricam células vermelhas do sangue, fortalecem os ossos. As principais causas da IRA são choque circulatório, sepse ,desidratação, queimaduras extensas, excesso de diurético, obstrução renal, insuficiência cardíaca grave, glomerulonefrite aguda.
Existem também vários medicamentos que são tóxicos para os rins, podendo levar à insuficiência renal aguda, antiflamátorio, antibióticos, alguns quimioterápicos, contraste a base de iodo para exames radiológicos.
A recuperação da insuficiência renal aguda depende de vários fatores, entre eles, idade, associação com outras doenças e função renal prévia antes da lesão. Alguns recuperam a função completamente, outros ficam com função permanentemente abaixo dos níveis normais e há ainda aqueles que nada recuperam, ficando dependentes de hemodiálise para o resto da vida.
Algumas medidas simples podem prevenir o aparecimento de doenças renais: controlar a dieta: evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras evitar excesso de peso, fazer exercícios regularmente, não fumar, controlar a pressão e o diabetes. Além disso, é necessário fazer uso adequado de medicamentos, evitar remédios que agridam os rins, verificar periodicamente o níveis de proteinúria e dosagem de creatinina no sangue por meio de exames, consultar regularmente seu clínico e nefrologista. Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande