Insufici Ncia Renal Aguda
A insuficiência renal aguda é a perda repentina da capacidade dos rins de retirar resíduos e concentrar urina sem perder eletrólitos, resultando em retenção de produtos de degradação nitrogenados (ureia e creatinina) e não-nitrogenados, que são normalmente excretados pelo rim e são substâncias tóxicas do sangue. Ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções o que acarreta a retenção de produtos de degradação que normalmente seriam excretados pelos rins. Na insuficiência renal aguda, o paciente urina menos de 400 ml em cada 24 horas. Tem a oligúria (volume urinário menor que 20 ml/h) ou anúria (ausência de urina).
Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim: pré-renal, renal ou pós-renal.
Pré-renal:
É uma alteração que ocorre antes do rim, levando à insuficiência funcional ou lesão orgânica. Ocorre por insuficiência circulatória aguda, por falta de líquidos (hipovolemia), por desidratação grave ou perda de sangue. Pode ocorrer, também, por queda da pressão arterial do sangue circulante. Quando a pressão arterial cai a menos de 90mmHg o sangue tem pouca pressão para filtrar e por isso se torna insuficiente.
Renal:
É a lesão que atinge agudamente o rim seja por tóxicos (químico ou medicamentoso), seja por inflamações (nefrites) ou por morte de células do rim (necrose do glomérulo ou do túbulo renal).
Pós-renal:
É a que ocorre por obstrução das vias urinárias, impedindo a passagem da urina pela via urinária. A obstrução pode ocorrer em qualquer parte da via urinária: pelve renal, ureter, bexiga ou uretra.
Causas
A causa de uma insuficiência renal aguda pode ser qualquer afecção que diminua o afluxo sanguíneo aos rins, que obstrua o fluxo da urina que sai dos mesmos ou que lese os rins.
As causas possíveis de danificar os rins são muitas e incluem nefrites, queimaduras, desidratações, hemorragias, lesões renais, choques