insttcnlzção do psic
1729 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIPCHACARA SANTO ANTONIO
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PSICOLOGO
Trabalho apresentado para disciplina
Ética profissional sob orientação da professora
Wilma Freitas
Bruno de Sousa – A43FCH-0
Christian Santos – A547ib-0
Eliana Rodrigues -
João Batista Carlos – A62083-4
Jailson Melo – A526BJ-7
Lidiane Costa – A69EAH-0
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO. O presente trabalho visa explorar a institucionalização do psicólogo, e sua abrangência no campo de atuação relacionando com as diretrizes do código de ética profissional. A visão do psicólogo ainda está muito atrelada a concepção de atuação no contexto clinico. No entanto, sabemos que a área de atuação do psicólogo vai muito além da clínica, e são quase inumeráveis as possibilidades de atuação nesta profissão, poderíamos dizer que onde exista o Ser Humano é possível uma atuação psicológica.
A área clinica infelizmente restringe o conhecimento psicológico à classes econômicas mais favorecidas, é difícil imaginar moradores da favela pagando os valores da média estipulada por um atendimento psicoterápico.
Dentro dessa realidade visamos explorar a institucionalização do psicólogo em diferentes contextos, embora, consideremos que vivemos em um sistema capitalista onde os interesses estão diretamente relacionados a obtenção de lucros, podemos assim deduzir que, por exemplo, o investimento em psicólogos dentro das escolas pouparia os governantes de custos com presidiários. Entretanto, é necessário também que o psicólogo tenha bem claro qual o objeto da instituição.
Já existem alguns serviços voltados para comunidades menos favorecidas economicamente, no entanto, ainda são muito precários e insuficientes. Algumas universidades como, por exemplo, a Univerdade Paulista oferecem serviço de plantão psicológico e psicoterapia breve, mas, ainda é pouco comparado a demanda de populações carentes.
Dentro dos serviços públicos podemos citar como possibilidades de