Instrutor de treinamento
Introdução
Sabe-se que dentro das organizações o treinamento é importante, pois proporciona aos indivíduos um aperfeiçoamento de seus trabalhos e seu consequente desenvolvimento. Assim sendo, o treinamento é um processo de educação especializada e sistematizada, que objetiva aperfeiçoar ou atualizar determinado trabalho.
Segundo Chiavenato: “treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através da qual pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos definidos.”
Modelos de Habilidades e Competências
Podemos definir competências como: “conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.”
Competências Técnicas
São obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional.
Escolaridade – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo. Treinamentos – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Conhecimentos técnicos – Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional.
Competências Comportamentais
Possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades. Podem ser obtidas no convívio social ou serem inerentes às características de personalidade de um indivíduo.
São divididas em:
1. Intelectuais – São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
2. De comunicação – São as competências utilizadas na