Instrumentos Óticos
Instrumentos ópticos desempenham um papel importante no nosso modo de viver. Uma lupa, um microscópio ou um telescópio são exemplos de instrumentos ópticos. Alguns instrumentos envolvem apenas um componente (uma lente – como a lupa) ou podem envolver vários componentes (prismas, espelhos e lentes).
Lupa
A lupa consiste de apenas uma lente simples convergente. Em geral, ela é biconvexa. Ela é utilizada para aumentar, aparentemente, o tamanho dos objetos. Quando fixada num suporte, para lhe dar sustentação, esse novo arranjo recebe o nome de microscópio simples. O microscópio composto, a ser estudado depois, faz uso de mais de uma lente.
Podemos classificar os instrumentos ópticos de acordo com sua utilização, em dois tipos fundamentais.
Instrumentos de projeção
são os instrumentos que se caracterizam por formar uma imagem real que pode ser projetada em um anteparo como, por exemplo, uma tela. São exemplos de instrumentos de projeção: a câmera fotográfica e os projetores.
• Câmera fotográfica – esse é um dispositivo que é muito utilizado pelas pessoas. Uma câmera fotográfica é formada basicamente por uma câmera escura que contém uma lente, chamada de objetiva, e o filme, onde serão projetadas as imagens. De maneira geral e simplificada, o processo de projeção da imagem no filme ocorre da seguinte forma: a objetiva da câmera, que é um sistema convergente formado por uma ou mais lentes, projeta a imagem real e invertida sobre o filme, sobre o qual a imagem ficará gravada sobre a ação de fenômenos fotoquímicos.
• Projetores – esses são dispositivos que projetam a imagem de um objeto real sobre uma tela que pode ser visualizada por vários espectadores. Eles são constituídos por uma lente convergente, a objetiva, a qual fornece a imagem real, invertida e maior do objeto. Em sua constituição há ainda um espelho côncavo que é colocado atrás da lâmpada do projetor e é utilizado para melhor iluminar o objeto e minimizar as perdas de