instrumentos e politicas economicas
R: Pleno emprego dos recursos - quando os fatores produtivos estão sendo todos aproveitados; Estabilidade de preços – Manter sempre o poder de compra que o dinheiro tem, sem inflação; Distribuição eqüitativa da renda – Uma distribuição de renda igual a toda população; Crescimento econômico – Crescimento da economia onde a política macroeconômica esta sendo aplicada.
2. Cite e descreva resumidamente as principais variáveis-meio da política macroeconômica.
R: Nível de renda – Nível de renda da população; Consumo – Consumo da população; Poupança – Renda de pessoas empresas e instituições que não é gasta em um período, guardada para ser usada futuramente; Investimentos agregados - gasto com bens que foram produzidos mas não foram consumidos no período; Exportações e importações globais – Negócios feitos internacionalmente.
3. O desempenho da economia como um todo é caracterizado por ciclos de alta e de baixa, por preços razoavelmente estáveis e por inflações aceleradas, por bons níveis de emprego e por desemprego em alta. Por que, afinal, é difícil manter condições favoráveis o tempo todo, quanto ao crescimento, ao emprego e aos preços?
R: Não se consegue manter sempre condições favoráveis pois envolve varias variáveis para atingir bons níveis de crescimento, de emprego e preços. Mas com uma boa política e bons administradores pode-se reduzir as dificuldades de manter bons níveis.
4. O que significam as expressões produto potencial, produto efetivo, pleno-emprego e hiato do produto?
R: Produto potencial - o nível mais alto de PIB que pode ser mantido de forma sustentada a longo prazo; Produto efetivo – O PIB que realmente o pais obteve; Pleno-emprego – É uma economia que se encontra em equilíbrio; Hiato do produto - A diferença entre o produto potencial e o produto efetivo.
5. De que fatores depende o produto potencial? De que fatores depende o produto efetivo? Mostre