Instrumentos e derivativos - gestão financeira
Instrumentos de Derivativos e Hedge
UNIP – Universidade Paulista
São Paulo 2012
Mercados a Termo
Os mercados futuros e a termo constituem-se em dois dos instrumentos de mercado mais eficazes para eliminar o risco de variação de preços dos bens econômicos.
Toda atividade econômica está sujeita ao risco de flutuação dos preços dos insumos utilizados e dos preços dos bens produzidos. Esse tipo de risco está relacionado a fatores externos (oferta e demanda do produto) sobre os quais os agentes econômicos, individualmente, não têm controle.
Um agricultor, por exemplo, no desenvolvimento de sua atividade, está sujeito a três tipos básicos de risco:
• Risco Operacional – refere-se ao risco de não ter uma colheita bem sucedida, em razão de fatores, como má preparação da terra, utilização de adubos incorretos, plantio com técnicas inadequadas e outros. Este tipo de risco pode ser reduzido com um melhor gerenciamento da atividade.
• Risco Climático – relaciona-se ao risco de haver intempéries climáticas, tais como cheias, secas, pragas e outras que podem, por vezes, ser reduzidas por meio de técnicas de irrigação, drenagem, uso de pesticidas, por exemplo. Em situações extremas, somente um seguro agrícola impediria o agricultor de ter maiores prejuízos.
Os aspectos relacionados às categorias de risco mencionadas anteriormente constituem o risco inerente à atividade econômica do agricultor. Por correr esse risco, ele exige um retorno esperado positivo para seu negócio. Dessa forma, o preço esperado na época do plantio para a época da colheita deverá, em situação de equilíbrio, propiciar uma rentabilidade satisfatória, que convencionaremos chamar de lucro normal. Se o preço esperado estiver abaixo do preço que proporciona um lucro normal, muitos agricultores deixarão de produzir, acarretando tendência de alta do preço esperado. Se o