instrumentos utilizados em topográfia
Pelo visto, o primeiro terreno cujos limites foram demarcados foi o jardim do Éden. A Bíblia também indica que havia topógrafos em Israel que definiam limites e títulos de propriedade. Provérbios 22:28 diz: “Não recues algum termo existente há muito tempo, feito pelos teus antepassados.” Os romanos até mesmo tinham um Deus chamado Término, ou Termo, protetor das fronteiras e marcos divisórios, e que era representado sob a forma de um bloco de pedra.
Os aquedutos e as estradas romanas, muitos ainda em existência, dão testemunho das façanhas dos antigos romanos na área da topografia. Com instrumentos primitivos, os primeiros topógrafos obtiveram resultados impressionantes. Por volta de 200 AEC, o astrônomo, matemático e geógrafo grego Erastóstenes calculou a circunferência da Terra.
Por volta de 62 EC, Heron de Alexandria, no livro Dioptra, demonstrou a aplicação da ciência da geometria — que significa, literalmente, “medida da terra” — à topografia. E entre 140 e 160 EC, Cláudio Ptolomeu, seguindo o método estabelecido por Hiparco, alistou uns 8.000 lugares no mundo então conhecido, com as respectivas latitudes e longitudes.
No século 18, a família Cassini realizou, num período de quatro gerações, o primeiro levantamento topográfico nacional de cunho científico na França, produzindo La Carte deCassini. O livro The Shape of the World (O Formato do Mundo) explica que “a França foi pioneira no campo da cartografia científica; seguida pela Grã-Bretanha, Áustria e Alemanha. No restante da Europa, levantamentos topográficos nacionais se tornaram comuns nas primeiras décadas do século dezenove”. Fora da Europa, realizou-se em 1817 o Grande Levantamento Trigonométrico da Índia, a fim de concluir a cartografia desse país. O trabalho foi conduzido por George Everest, a quem se homenageou rebatizando o monte mais alto do mundo com seu nome.
Os primeiros topógrafos trabalhavam em condições muito precárias. Os anais conhecidos como Historical Records