Instrumentos Psicopedagógicos
Marcos Henrique dos Santos Corrêa
Professora Ms. Marisa Madalena Bastos
Disciplina: Instrumentos Psicopedagógicos
Turma: Psico 17
1 INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia é uma ciência que se ocupa em estudar o processo de ensino-aprendizagem do ser humano, bem como os fatores que impedem ou dificultam o ato de aprender do mesmo. Dessa forma, ela busca fundamentar-se através de outras áreas científicas, como a Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Lingüística, Sociologia e Medicina. Ela se preocupa com o ser aprendente, bem como tudo que o circunda: família, sociedade, professores e escola, pra desenvolver estratégias teóricas e práticas, que garantam a eficácia no processo de ensino-aprendizagem do mesmo.
A Psicopedagogia tem como campo de atuação a saúde e educação, sendo que, lida com os processos de contrução e do conhecimento, utilizando-se de vários recursos das áreas do conhecimento, assim o profissional dessa área atua com a prevenção, sempre buscando melhorias nas relações com a aprendizagem de aprendentes e ensinantes.
Portanto, o Psicopedagogo procura ser o mediador nas relações de recuperar sentimentos de amor próprio, autoestima, aceitação, segurança e valorização da vida. Procurando sempre incentivar os seus pacientes pelo desejo da construção de uma aprendizagem com comprometimento e amor.
2 PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
A Psicopedagogia clínica trabalha em consultório atendendo crianças, jovens e adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (pediatra, neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, psicomotricistas, entre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual. Cabe salientar que o