Instrumentos metereologicos - barógrafo e barometro
1.1 DESCRIÇÃO:
Barômetro anelar em caixa e suporte de madeira e vidro, fazendo o registo da pressão atmosférica em papel. O movimento do tambor é feito através de um sistema de relojoaria, com corda.
1.2 FINALIDADE E MODO DE FUNCIONAMENTO:
Barógrafo é um instrumento para medir e registar a pressão atmosférica, sendo este valor necessário este valor para determinar a refracção astronómica. O elemento sensível é constituído por uma série de cápsulas aneroides superpostas. Essas cápsulas são câmaras metálicas de parede flexível, que sofrem deformação conforme a variação da pressão e ampliado por um sistema de alavancas e registrado através do barograma fixado no mecanismo de relojoaria.
Ele registra continuamente a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio (mm Hg) o em milibares (mb). No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o hectopascal (hPa). 1 hPa = 1 mb.
1.3 LOCAL DE INSTALAÇÃO: Abrigado em prédio de fonte de calor.
1.4 FOTOS
2.BARÔMETRO DE MERCÚRIO Instrumento para medir a pressão atmosférica, a qual se equilibra com o peso de uma coluna de mercúrio. As unidades de medida são: milímetro de mercúrio (mm Hg), milibar (mb) e hectopascal (hPa).
2.1 FINALIDADE: indicar a pressão atmosférica.
2.2 FUNCIONAMENTO: O barômetro é constituído por um tubo de vidro com mercúrio cuja extremidade aberta termina na cuba do barômetro. As variações da pressão atmosférica provocam a elevação ou abaixamento da coluna de mercúrio. O barômetro possui um termômetro acoplado na parte inferior para correção da variação de temperatura do ar.
2.3 UNIDADE DE MEDIDA: milímetro de mercúrio (mmHg) ou milibar (mb).
2.4 INSTALAÇÃO:
A instalação é feita dentro de um prédio de alvenaria, devendo-se evitar qualquer fonte interna de calor. A altura da cuba é de aproximadamente 80 cm do piso. A leitura é feita através de um nônio.
2.5