Instrumentos de medida elétrica
O aparelho é utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir: corrente contínua (não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa); corrente alternada (dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem).
O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito.
Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. Se sua resistência interna for muito pequena, comparada às resistências do circuito, consideramos o amperímetro como sendo ideal.
Amperímetro Ideal → Resistência interna nula
A unidade utilizada é o àmpere (A).
Voltímetro
O aparelho é utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos.
Por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal.
Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita.
A unidade utilizada é o volts (W).
Ohmímetro
Um Ohmímetro é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica. Ou seja, a oposição à passagem da corrente elétrica. Um tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrônico que fornece uma corrente constante através da resistência, e outro circuito mede a tensão, sobre a resistência.
Um ohmímetro de precisão tem quatro terminais, chamados contatos de Kelvin. Dois terminais transportam a corrente do