Instrumentos de laboratório
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSOR: MSc. Alan Patrick da Silva
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
“Instrumentos de Laboratório”
Acadêmicos: Eduardo Novais R.A: 82875
Lorenzo Mazon R.A: 85393
Mauricio Emori R.A:83845
Maringá, abril de 2013
1. Introdução
Os instrumentos laboratoriais são de extrema importância no trabalho em laboratório, pois, a partir de seu uso são realizados procedimentos para diversos fins. Acontece que cada instrumento possui função especifica, dessa forma é preciso saber a melhor forma de manuseá-lo, e utilizá-lo de acordo com sua função e finalidade almejada, para obter-se corretamente os resultados da análise que será feita. É preciso estar atento as orientações e condições de uso disponibilizadas nos equipamentos, como a temperatura máxima suportada, o grau precisão oferecido, e os cuidados de preservação em geral, para um trabalho preciso e seguro, tendo em vista que, cada instrumento, possuí sua peculiaridade.
➢ BALANÇA SEMI- ANALÍTICA A balança semi - analítica é muito utilizada nos casos em que o grau de precisão no resultado obtido não necessita ser extremo, por pesar com precisão de até 0,001g, menor do que ao da balança analítica que pode pesar com precisão máxima de até quatro casas decimais (0,1 micrograma até 0,1 miligrama).
➢ BÉQUER O béquer, um recipiente simples, com grande circunferência, possuí graduação e são pouco precisos. São utilizados para inúmeras finalidades em laboratório.
➢ PROVETA
A proveta graduada , é um tubo cilíndrico, utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.
TERMÔMETRO
O termômetro de laboratório é feito de um vidro especial, que resiste a altas