Instrumentos de Laboratório
Laboratório de Química Geral e Inorgânica
Grupo: Jaqueline Ap. da Silva Toloto R.A. 84041
Danielle Gomes R.A. 82016
Irene Kimura
Instrumentos em Laboratório - Parte 2
Goioerê, 30 de Abril de 2014.
Determinação da massa, Utilização da pipeta, Medição de temperatura, Manuseio do bico Bunsen e Combustão e teste de chamas para cátions.
INTRODUÇÃO
MEDIDAS DE MASSAS
Medir a massa de uma amostra é uma operação de pesagem. O instrumento usado é a balança analítica, que é graduada em gramas (g) e possui limite de erro de 0,0001 g. Para medir uma amostra são necessários alguns cuidados como: garantir que a balança esteja zerada e colocada sobre uma base firme e nivelada, livre de vibrações mecânicas e vento. Não colocar a amostra diretamente sobre a balança, mas sim, dentro de um recipiente limpo e seco (cápsula de porcelana, vidro de relógio, papel de filtro, papel alumínio, entre outros); transferir o material a ser pesado na balança com o auxilio de uma pinça ou espátula. Após a medida deve-se retirar tudo o que estiver sobre o prato da balança; qualquer substância acidentalmente entornada deverá ser imediatamente removida.
MEDIDAS DE TEMPERATURA
O instrumento utilizado para medir a temperatura é o termômetro. Para medir a temperatura de uma amostra são necessários alguns cuidados como: não retirar o termômetro de dentro da amostra para verificar a temperatura. Depois de estabilizada a temperatura, verifica-la rapidamente.
MANUSEIO DO BICO DE BUNSEN
O bico de Bunsen é um instrumento que produz chama. Para utiliza-lo deve-se tomar alguns cuidados como: verificar se o registro de gás, a válvula de gás e a entrada de ar estão devidamente fechadas;