instrumentos de controle
CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR - 6ºSEM. - NOITE
GESTÃO DE INDICADORES NA SAÚDE
ELAINE SILVA CAMPELO
Fortaleza – CE
2014
ELAINE SILVA CAMPELO
GESTÃO DE INDICADORES NA SAÚDE
Trabalho acadêmico da disciplina de Gestão da Informação Hospitalar apresentado ao professor Savir, como requisito para obtenção da nota de AV2 para o curso de gestão hospitalar.
Fortaleza – CE
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
INDICADORES 4
COMPONENTES DA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS 5
ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES 7
INDICADORES E TOMADA DE DECISÃO 9
PRINCIPAIS SISTEMAS E FONTES DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 15
INTRODUÇÃO
A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo:
“O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”.
Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.
A utilização de indicadores de saúde permite o estabelecimento de padrões, bem como o acompanhamento de sua evolução ao longo dos anos. Embora o uso de um único indicador isoladamente não possibilite o conhecimento da complexidade da realidade social, a associação de vários deles e, ainda, a comparação entre diferentes indicadores de distintas localidades facilita sua compreensão.
Indicadores podem e devem ser utilizados como ferramentas para auxiliar o gerenciamento da qualidade.