Instrumentos de controle do desempenho organizacional
CONTROLE FINANCEIRO
O controle financeiro busca medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização, e entre os instrumentos de controle financeiro mais utilizados estão os demonstrativos financeiros, análise de índices e o orçamento.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
São sistemas computadorizados que processam os dados e disponibilizam informações aos gestores de forma regular e contínua, que o auxilia o gestor na tomada de decisões por sua capacidade de fornecimento de informações quanto ao desempenho das atividades em tempo real.
AUDITORIA
A auditoria é um exame pericial que pode ser utilizado para controlar e avaliar qualquer atividade ou processo organizacional. Seu objetivo é examinar e avaliar a adequação e a eficácia dos controles internos, a fim de minimizar as probabilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes.
BALANCED SCORECARD
O balanced scorecard é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional, que procura alinhar a estratégia e as atividades operacionais de forma a garantir que objetivos sejam alcançados, e existem algumas medidas de desempenho que deverão ser controladas pela organização que são: desempenho financeiro, relacionamento com clientes, processos internos e capacidade de aprendizado e crescimento.
BENCHMARKING
O benchmarking consiste em um processo contínuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras empresas, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Benchmarking, é um sistema de controle via comparação com as melhores práticas, e tem como propósito promover o aperfeiçoamento de processos organizacionais por meio de comparação. Existem três modalidades de benchmarking, que são: benchmarking organizacional, , o benchmarking de desempenho, e o benchmarking de processo.