Instrumentos de coleta de dados
Conceito:
São técnicas utilizadas para formular, obter, arrecadar, transcorrer, pesquisar, informações co o intuito de analisá-las de forma qualitativa ou quantitativa de modo que venham satisfazer alguma necessidade de informação.
Finalidade:
Forma de coleta Quantitativa
Análise dos dados por meio de informações concretas ou formuladas de maneira estatística, para que tais dados possam ser utilizados de forma que venha otimizar o resultado de analises futuras sobre o assunto.
Forma de Coleta Qualitativa
A coleta de dados qualitativos se processa com a utilização de vários instrumentos. O mais importante é definir com pertinência os dados necessários, sem preocupações com a definição de uma amostra estatística, pois o que se busca é compreender o significado e as relações expressadas.
Tipos:
Observação:
Este método de coleta de dados baseia-se na atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos, impactos, etc. Requer um sistema de pontuação muito bem preparado e definido, treinamento adequado dos observadores, supervisão durante aplicação e procedimentos de verificação periódica para determinar a qualidade das medidas realizadas. Observações realizadas em fases iniciais de um projeto ou mesmo antes de seu início podem ser de caráter não estruturada, ou seja, realizadas de maneira informal. A observação direta depende mais da habilidade do pesquisador em captar informação através dos 5 sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade do que da capacidade das pessoas de responder a perguntas ou se posicionar diante de afirmações. Em geral, este método é aplicado com o pesquisador completamente fora das situações, fatos ou pessoas que está observando.
Uma das vantagens desta técnica é que o pesquisador não precisa se preocupar com as limitações das pessoas em responder às questões. Entretanto, é um procedimento de custo elevado e difícil