Instrumentos Da Pol Tica Monet Ria
São medidas impostas pelo Banco Central como intuito de administrar a política monetária. São várias ações empregadas pelas autoridades econômicas para controlar a oferta de moeda e a taxa de juros.
São instrumentos de Política Monetária: Emissões, Recolhimento Compulsório, Open Market, Redesconto e Regulamentação de Moeda e Crédito.
Emissões: É responsabilidade do Banco Central a emissão e circulação de dinheiro (papel-moeda) no país, este deve ser devidamente controlado para que não haja uma crise de inflação ou baixa nos preços, pois o excesso de papel-moeda em circulação gera inflação e sua falta, uma queda de preços generalizados.
Recolhimento Compulsório: ou Depósito Compulsório é um depósito obrigatório feito por bancos comerciais ao Banco Central, esse instrumento é utilizado pelo governo com o objetivo de aquecer a economia. Após efetuado o depósito o Bando Central aplica taxas de recolhimento de acordo com os seus interesses e assim, aumenta ou diminui a circulação de moeda no país. Com a redução da taxa, há mais moeda circulando, automaticamente, mais moeda disponível, tendo assim um aumento no consumo e a economia acaba crescendo. Quando a taxa de recolhimento aumenta há menos moeda circulando, em conseqüência, menos crédito disponível e a economia retrai.
Open Market: São operações com títulos públicos, onde o Banco Central compra ou vende estes para expandir ou reter a circulação de moeda. Se a finalidade é diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moedas, os títulos são comprados. Entretanto se o objetivo for aumentar a taxa de juros e diminuir a circulação de moeda os títulos são vendidos. Esta medida é a mais eficaz porque equilibra a oferta de moeda e regula a taxa de juros no curto prazo.
Redesconto: São empréstimos concedidos a bancos comercias por taxas bem altas, acima das existentes no mercado, são utilizadas somente quando há uma insuficiência de caixa nos bancos comerciais. Se o Banco