instrumentos antigos de escrita
Dentre os instrumentos de escrita mais antigos documentados, as pedras afiadas foram usadas pelo povo pré-histórico para gravar símbolos dentro de cavernas e em pedras. O jornal "Times of India" observa que as escavações nas cavernas indianas em 2009 revelaram petróglifos de até o período mesolítico, datado de 3 a 5 mil anos atrás. Materiais de rocha tipicamente manufaturados em ferramentas incluíam a obsidiana, devido a sua tendência de quebrar em pedaços afiados, juntamente com a calcedônia e o sílex. Além de funcionar como instrumentos de escrita, as ferramentas de pedra marcaram uma revolução na tecnologia pré-histórica, usadas pelos homens das cavernas para caçar e como armamento.
Juncos
A escrita era uma técnica essencial usada pelos antigos egípcios para documentar sua religião e política. O site ancientecypt.co.uk observa que eles produziram pergaminhos de escrita a partir de um junco conhecido como papiro, que seria rasgado, misturado e seco. Tais pergaminhos eram usados para escrever diversos manuscritos, incluindo hieróglifos. Para escrever nos pergaminhos, os escribas também usavam os juntos, que seriam cortados na ponta para produzir um bico. A escrita envolvia umedecer o bico com água e revestir de pigmento.
Cera
Tábuas de cera eram comumente usadas pelos romanos nas escolas para escrever mensagens. Essas eram frequentemente moldadas a partir de pedaços grossos de madeiras, esculpidas em uma forma circular e cobertas de cera. O benefício de usar cera é que ela podia ser amaciada para apagar erros ou usar novamente. A BBC observa que os romanos escreviam nas tábuas usando um estilete, um fino instrumento de escrita de metal similar a uma caneta.
Canetas de Pena
Típico instrumento de escrita do século XVIII, canetas de pena eram essencialmente penas de voo rigidamente torcidas. A Jane Austen Society of Australia observa que as mais robustas penas eram retiradas de perus, cisnes ou gansos, enquanto que as penas de corvos ou