instrumentos afros dan a
O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões, sendo utilizado também (de forma errada) para descrever o que, na realidade, são oferendas.
O dun dun é parte da família de instrumentos africanos. São dois tambores colocados lado a lado em um apoio e tocados com um bastão. Às vezes, existe uma peça de metal ligada ao topo do dun dun com um fio chamado de kinkanee e que é tocado com um bastão de metal ou um prego.
POSTADO POR NÁDIA MARA ÀS 15:14 NENHUM COMENTÁRIO:
MARCADORES: INSTRUMENTOS MUSICAIS
Djembê
Djembê (também chamado de djimbe, jembe, jenbe, yembe e sanbanyi) é um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental.
O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas, sobretudo na região mandingue, que compreende os países Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Senegal e Guiné.
O djembê é um instrumento musical de percussão (membranofone) que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro.
Os djembes são feitos de pele da cabeça de cabras e conchas de madeira.
AGOGÔ
Instrumento formado por dois pequenos sinos de ferro, que se tocam com um pedaço de metal, produzindo dois sons, um na cada sino. Foi introduzido, no Brasil, pelos africanos. O termo agogô pertence à língua nagô e significa sino. Também o há de madeira com diferentes formas e tamanhos, nós vimos dois tipos deles na aula. Também conhecido com Gã.
RECO-RECO
Instrumento de percussão de bambu com sulcos transversais e que se faz soar passando por estes uma vareta de madeira ou de metal produzindo um som intermitente.