Instrumentação
1 INTRODUÇÃO
Objetivo, identificar o comportamento dos elementos primário utilizados com a finalidade de provocar uma restrição no fluxo do produto, medir o diferencial de pressão e analisar a resposta da pressão em relação a vazão.
2 Conceitos Básicos
Vazão Volumétrica
É definida como o volume dividido pelo tempo.
Volume
V= base x altura
Medição de vazão instantânea
Utilizamos um elemento primário com a finalidade de provocar uma restrição, surgindo um diferencial de pressão que é proporcional ao quadrado da vazão instantânea.
Diferentes tipos de obstáculos utilizados para a medição de vazão.
Placa de Orifício
Tubo de Venturi
Tubo de Pitot
3 ROTEIRO DA PARTE EXPERIMENTAL
10- Elemento primário 1 11- Medidor diferencial elemento 1
12- Elemento primário 2 13-- Medidor diferencial elemento 2
3.1 Atividades da parte experimental
a) Cada bancada possui dois elementos primários e iremos realizar as medições de forma simultânea, uma vez que os mesmos estão instalados em série.
b) O aluno deverá mudar de bancada para que seja possível realizar a medição em todos os medidores disponíveis, quando mudar de bancada verifique o k e ∆P Max obtido pelo grupo anterior.
c) A primeira atividade será calcular o coeficiente k de cada medidor, para isto deverá fechar todas as válvulas de saída do tq 21, manter a válvula 9 de saída da bomba 100% aberta.
d) Ligue a bomba e obtenha as informações abaixo:
Volume
t(s)
Vazão
∆P Med2
∆P Med2
Calcule o volume V=0,53 m2 x h e a vazão Q= V/t, cuidado, utilize o h em (m) e lembre-se de informar a unidade utilizada para definir a vazão, utilize no mínimo um ∆h de 15 cm.
e) Agora com a informação da vazão e do ∆P, podemos identificar o k de cada medidor, Q= k.√ ∆P, logo k= Q/ √ ∆P.
f) Estamos preparados para levantar o comportamento do ∆P e comparar o resultado teórico com o real para cada medidor, lembrando podemos realizar a